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Conheça cinco ferramentas para coworking

Trabalhar em conjunto pode muitas vezes ser uma bagunça. Arquivos perdidos, textos desformatados e outras tragédias no ambiente de coworking fazem parte da rotina de quem não acompanha os avanços das tecnologias. Para deixar o trabalho mais fluido, a Cardume listou oito ferramentas online capazes de otimizar o seu trabalho:

1) Google Drive: muita gente conhece, mas poucos sabem a fundo as funcionalidades dessa ferramenta do Google. Com armazenamento inicial e gratuito de 15GB, a nuvem é capaz de guardar arquivos de texto, fotos e vídeos. A ferramenta permite compartilhamento de textos, com visualização e edição mútua em tempo real – o que facilita na produção de um documento urgente com participação de mais de uma pessoa.

Além disso, o Google Drive é capaz de imprimir arquivos diretamente da nuvem, sem a necessidade de manter o arquivo no disco rígido do seu dispositivo. No quesito de organização, o Drive permite a divisão de arquivos e documentos em pastas individuais ou coletivas.

A ferramenta possui aplicativos para as plataformas Windows, Mac, iOS e Android para monitoramento remoto.

2) Evernote: similar ao Google Drive, o Evernote possui a função de manter notas, imagens e arquivos em uma nuvem de armazenamento. A ferramenta é perfeita para os momentos de brainstorming e briefing, com a possibilidade de fotografar páginas físicas e digitalizá-las com a ajuda de software específico.

O aplicativo conta também com a ajuda extra dos famosos cadernos Moleskine, que lançou uma edição especial com folhas pautadas em pequenos pontos. Dessa forma, as linhas não aparecem na hora da diitalização dos arquivos. O caderno especial conta ainda com adesivos-tag especiais que ajudam a organizar o trabalho na nuvem, dividindo-o em categorias determinadas de acordo com a cor do adesivo.

O aplicativo Evernote está disponível para as plataformas Windows, Mac, iOS e Android.

3) Dropbox: especializado no armazenamento de arquivos, o Dropbox é uma as ferramentas online mais antigas e confiávies quando o assunto é cloud-storage. A ferramenta se destaca por suportar arquivos grandes (desde que você pague os pacotes de armazenamento extras), além de possuir players de vídeos integrado, eliminando a necessidade de baixar os arquivos para o disco rígido.

O armazenamento inicial e gratuito é de 2GB, com planos pagos de até 1T.

 

4) Rapportive para Gmail:

A ferramenta gratuita trata-se de uma extensão para usuários Gmail. O Rapportive integra a rede social LinkedIn para a sua caixa de entrada. Com isso, é possível visualizar os perfis de seus contatos do Gmail que estão associados ao LinkedIn.
A extensão permite visualizar a foto de perfil do contato, visualizar informações sobre local de trabalho e função. A Rapportive é muito útil na hora em que um desconhecido envia e-mails, pois permite que você descubra mais sobre o objetivo do contato. Ela está disponível nos navegadores web Chrome, Firefox e Safari.

5) Hootsuite: as redes sociais são perfeitas para encontrar e alcançar novos clientes. Para manter os feeds, mensagens e comentários em um só lugar, surgiu o Hootsuite.  ferramenta (gratuita para até cinco perfis) permite gerenciar o seu conteúdo em uma única página.

O design objetivo da ferramenta facilita a visualização dos perfis e oferece funcionalidades como agendamento de publicações, monitoramento de palavras-chave e notificações no momento em que há interação em alguma de suas redes. A ferramenta realiza também relatório da movimentação em cada um dos perfis cadastrados. Hootsuite está disponível para navegadores web e nas plataformas iOS e Android.

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